sexta-feira, 24 de agosto de 2007

os povos pre-colombianos

A América pré-colombiana já era bastante povoada antes da chegada de C. Colombo em 1492. No intuito de entender e explicar como ocorreu esse povoamento, historiadores e antropologistas criaram várias teorias. Delas, as mais aceitas tualmente são a teoria transocênica (Malaio-polinésia), que diz que povos nômades da região da Polinésia (Oceania), em diferentes momentos entre 10 e 4 mil anos atrás, numa viagem que durou gerações, atravessaram o Oceano Pacífico em embarcações rústicas a remo.

Image Hosted by ImageShack.us

A Teoria De Bering (asiática):

Das duas teorias mais aceitas atualmente, ou seja, as transoceânica e do estreito de Bering, sendo que esta última consiste na idéia de que povos nômades da Ásia atravessaram a banquisa que tinha se formado sobre o estreito de Bering durante a última era glacial, ligando a Sibéria ao Alasca, há cerca de 50 mil anos.

Image Hosted by ImageShack.us
O estreito de Bering hoje, já sem a banquisa.

Os povos nômades começaram a explorar ao longo do continente americano assim que encontraram condições favoráveis de vida pra bastante tempo, formando assim as grandes civilizações americanas (denominadas genericamente pré-colombianas). Dentre elas, as mais importantes foram:

-Olmecas: se fundaram por volta de 2000 anos a.c, sendo, assim, o primeiro grande grupo cultural da América Central. Os olmecas tinham uma sociedade organizada, com política e hierarquia religiosa. Sua cultura influenciou as de povos posteriores. Os olmecas desapareceram por volta de 1200 anos a.c.

-Mississipianos: ficaram nas margens do rio Mississipi (América do Norte). Não decobriram muito sobre este povo.


-Maias: Apareceram por volta de 1200 anos a.C. muito bons em arquiteturas, matemáticas e astrônomia, são considerados a mais avançada civilização da América Pré-colombiana. Construíram grandes templos em formas de pirâmides e mantinham comércio com outros povos.viviam na Península de Yucatán e desapareceram por volta de 1400 d.C.

Image Hosted by ImageShack.us
Construção maia.(muito bem feita)

-Mixtecas e, zapotecas: Os mixtecas surgiram por volta de 900 a.C, no vale de Oxacaca, na América Central. Dedicaram-se à arte e aquitetura.conquistaram os zapotecas e ambos foram dominados pelos astecas, no século XV.

Image Hosted by ImageShack.us
Arte mixteca.

-Astecas: Surgiram por volta de 1200a.C, os astecas formaram um grande império na América Central. Vindos de uma tribo norte-americana chamada nahua, diz a lenda que os astecas estabeleceram-se no local de sua futura capital (o Vale do México) porque um sinal divino enviado pelo deus asteca significava que os astecas, antes nômades, deveriam estabelecer-se ali. Por intermédio de alianças com ourtas cidades, foram conquistando territórios e chegaram a controlar de costa a costa a América Central.
Os astecas, talvez a mais fascinante civilização pré-colombiana, davam grande valor à religião (politeísta), que demandava grandes sacrifícios em seu nome. Eles também dedicaram-se à ciência e arquitetura, construindo grandes ilhas artificiais. A capital do império, Tenochtitlán, constrída sobre uma destas ilhas, era habitada por cerca de 250 mil pessoas, maior que qualquer outra cidade americana e, em comparação com a Europa da época, era menor somente que as cidades de Paris, Veneza e Constantinopla. Era organizada e bem-estruturada socialmente. não somente nesta cidade, como em toda a sociedade asteca, havia hierarquia social bem definida, com classes sociais igualmente bem definidas.
A civilização asteca desapareceu com o esmagador domínio europeu,nos anos 1500(século XVI). Sobre a capital foi erguida a atual Cidade do México.
- O povo asteca inventou o chocolate(UHULLL). Restrito à nobreza, o chocolate era tomado como bebida quente.
-Os astecas praticavam um esporte, similar ao atual basquete e futebol, que também foi popular entre maias e toltecas, chamado tlachtli. Não usavam as mãos, so quadris e pés. O objetivo era lançar uma bola de borracha em um arco, numa arena em forma de T.
Image Hosted by ImageShack.us
Escultura asteca.
Image Hosted by ImageShack.us
Extensão do império Asteca.


América do Sul:

Embora o povo pré-colombiano sul-americano mais importante fosse o inca, outros também se destacaram no ambiente da América do Sul. Dentre eles, podemos citar: Chibchas, a civilizaçã o Caral, a cultura Chavín, os Moches, os Tupis e o Jê.

Inca:Foi o maior império de todas as Américas, abrangia desde o Equador até o noroeste da Argentina e do Chile. Formou-se perto de 1200 d.C. A capital, Cuzco, era o centro de um império tão grande que nele eram faladas mais de 700 línguas, mas a mais falada era o Quíchua.
Os incas também possuíam uma religião bárbara, que incluía sacrifícios humanos, que chegavam a, num só sacrifícios, 200 crianças! As mulheres que trabalhavam para o templo era quase sempre sacrificadas. Mas as maiores vítimas desse atrozes sacrifícios eram os povos recém-conquistados e os perdedores das guerras.
A sociedade inca consistia na seguinte pirâmide:Image Hosted by ImageShack.us
Assim como os Astecas, o império Inca acabou com a dominação dos espanóis no século XVI.



- O povo inca não possuía escrita. Ao invés disso, utilizava-se do kipu, que consistia de uma corda na qual estavam amarradas outras cordas menores onde se fazia nós que combinados significavam alguma coisa.
Image Hosted by ImageShack.us
Kipu.
-Os incas tinham quilômetros de estradas, utilizadas pelo correio, que era similar ao correio persa, no entanto a troca da correspondência não era a cavalo. Corredores revezavam-se para levar a encomenda ao destino.

nomes:Luiz Gustavo Remor,Marcelo e edson


Um comentário:

claudenisson disse...

Muito legal! justamente o que eu estava procurando! só faltou uma coisa pra ficar completão, as fontes postem ai blz?